INSCRIÇÃO PRONATEC ALAGOAS 2018 – CURSOS

Já ouviu falar no PRONATEC 2018 Alagoas? Se ainda não, saiba que é a melhor maneira para conseguir uma bolsa de estudo integral para estudar nas principais instituições técnicas do Brasil, agora que você já sabe, veja como funciona esse programa, quais cursos são oferecidos pelo PRONATEC, quais instituições estão vinculadas, como ingressar, carga horária, quando o programa foi fundado e, claro, como se inscrever para o PRONATEC Alagoas 2018.

 

Esse projeto em Alagoas foi criado a partir de uma iniciativa de melhorar todas as pessoas que não têm condição de bancar um curso inteiro, dessa forma, o felizardo que passar no vestibular terá uma bolsa integral e uma visão no mercado de trabalho. A Sigla significa “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego”, já que a área técnica esteve durante muito tempo escasso, após essa iniciativa essa carência deixou de existir pouco a pouco, pois, muitos bons profissionais saíram do PRONATEC, só no ano de 2017 o projeto gerou mais de 2 milhões de matriculas, Alagoas teve um grande número e para de 2018 será ainda maior.

 

COMO INGRESSAR?

 

Diferente de alguns tradicionais processos o PRONATEC Alagoas não necessita do ENEM, por exemplo, ao realizar sua inscrição no site oficial, seu cadastro entrará em um processo de aprovação. Os cursos se diferenciam de acordo com o nível atual de escolaridade do candidato. Confira abaixo:

 

– Aos que já concluíram o ensino médio e desejam uma capacitação para o mercado de trabalho e querem sentir o gosto de um curso superior, poderão arriscar-se com os Cursos Técnicos I, com duração máxima de 1 ano.

 

– Agora, para quem ainda cursa o ensino médio, a ideia seria conciliar ambos e para aprender ainda mais, a escolha seria Cursos Técnicos II.

 

– Para todos que são conveniados com os programas do Governo ( Bolsa Família ou Chapéu de Palha) a opção seria a Formação Inicial e Continuada ou Bolsa-Formação. A proposta seria preparar o aluno com um curso de no mínimo 2 meses de duração.

 

Pré-Requisitos para o PRONATEC Alagoas

 

Participar do PRONATEC não é difícil, mas saiba que existem algumas regras a serem levadas em consideração, como por exemplo, ter uma renda familiar de no máximo 2 salários mínimos, caso já tenha feito um curso do PRONATEC Alagoas, você terá direito a somente mais um curso. Além disso, é claro, é necessário preencher um formulário online. Se estiver dentro destes pré-requisitos confira quais instituições são:

 

SENAC

SENAI

SENAT

SENAR

Anhanguera

Estácio

Institutos Federais

 

Vale lembrar que algumas instituições privadas também são vinculadas com programa, no site oficial é possível verificar todas elas. Agora se tratando dos cursos ofertados pelo PRONATEC Alagoas 2018, são diversos, a listagem completa você verifica aqui – portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=41271-cnct-3-edicao-pdf&category_slug=maio-2016-pdf&Itemid=30192. Veja Abaixo alguns dos cursos e verifique se na lista existe aquele que mais te interessa:

 

Cursos PRONATEC 2018

 

 

Infraestrutura

Técnico em Carpintaria;

Técnico em Desenho de Construção Civil;

Técnico em Edificações;

Técnico em Geodésia e Cartografia.

Militar

 

Técnico em Ações de Comandos;

Técnico em Armamento de Aeronaves;

Técnico em Artilharia;

Técnico em Combate a Incêndio, Resgate e Prevenção de Acidentes de Aviação;

Técnico em Desenho Militar;

Produção Alimentícia

 

Técnico em Agroindústria;

Técnico em Alimentos;

Técnico em Cervejaria;

Técnico em Confeitaria;

Técnico em Panificação.

Produção Cultural e Design

 

Técnico em Artes Visuais;

Técnico em Artesanato;

Técnico em Cenografia;

Técnico em Comunicação Visual;

Técnico em Dança;

Técnico em Design de Interiores.

Produção Industrial

 

Técnico em Fabricação Mecânica;

Técnico em Petróleo e Gás;

Técnico em Petroquímica;

Técnico em Processos Gráficos;

Técnico em Química;

Técnico em Têxtil;

Técnico em Vestuário.

Recursos Naturais

 

Técnico em Agricultura;

Técnico em Agropecuária;

Técnico em Cafeicultura;

Técnico em Florestas;

Técnico em Fruticultura;

Técnico em Geologia.

Segurança

 

Técnico em Defesa Civil;

Técnico em Segurança do Trabalho .

Turismo, Hospitalidade e Lazer

 

Técnico em Agenciamento de Viagem;

Técnico em Eventos;

Técnico em Guia de Turismo;

Técnico em Hospedagem;

Técnico em Lazer.

Para ter acesso a listagem completa 2018 ➜ Clique aqui.

 

Cursos FIC (formação inicial e continuada ou qualificação profissional)

 

Açougueiro;

Agente de limpeza e conservação;

Assistente de Recursos Humanos;

Auxiliar de Cozinha;

Bombeiro Civil;

Cabeleireiro;

Copeiro;

Desenhista Mecânico;

Eletricista Industrial;

Garçom;

Jardineiro.

 

Inscrições PRONATEC Alagoas

 

Acessando o site pronatec.mec.gov.br/inscricao o interessado irá identificar o Estado de Alagoas, Município de onde mora e sua escolaridade. São os campos obrigatórios para saber qual instituição e cursos disponíveis em sua região, escolhendo os de seu interesse, virá o formulário para preenchimento como dito acima. Agora após realizar sua inscrição é possível acompanhar tudo que acontece através do site spp.mec.gov.br/cadastro-online/notificar, antes é necessário acessar seu cadastro, se não tem, basta preencher todos os dados requisitados e pronto. Fique atento em tudo que acontece e não perca a chance de ganhar essa bolsa integral pelo PRONATEC 2018 no Estado de Alagoas. Boa Sorte!