INSCRIÇÕES PROUNI 2019 – LISTA DE ESPERA, RESULTADO, NOTA DE CORTE

Fique por dentro agora de todas as informações referentes ao Prouni 2019, você que está em busca do seu sonho de se formar por uma grande universidade, mas não tem condições de arcar com todos os custos, acredite, a oportunidade é essa, pois o Prouni tem exatamente esse intuito, oferecer bolsas para pessoas com baixa renda, fique por dentro dos principais assuntos sobre como se inscrever nesse programa, confira também a lista de espera, resultados, datas, nota de corte e muito mais.

COMO SABER SE VOCÊ SE TEM CHANCE DE PARTICIPAR DO PROUNI 2019

A primeira etapa a se cumprir antes mesmo de participar do Prouni é realizar a prova do Enem no seu respectivo ano, obter o mínimo de 450 pontos na média do exame também é um dos requisitos, além de, tirar uma nota acima de 0 na redação. Guarde bem o número da sua inscrição e da sua senha mais atual do Enem.



O QUE REALMENTE É O PROUNI

Esse programa foi criado em meados de 2004, com o intuito de ajudar pessoas com baixa renda a conquistar a tão sonhada bolsa de estudos em universidades particulares. O governo Federal criou esse programa juntamente com o Ministério da educação, a ideia é oferecer bolsas de 50 ou 100% para pessoas com boa notas na prova do Enem, estimulando ainda mais essa prova tão disputada entre as pessoas.

INSCRIÇÕES PROUNI 2019

Após todos os trâmites do Enem, você deve se cadastrar no Prouni para avaliarem suas notas, a inscrição no site do Prouni é gratuita, no site é possível buscar por universidades e cursos com ofertas de bolsas para o primeiro semestre de 2019. Lembra dos dados de inscrição e senha do Enem, serão necessários para cadastro do Prouni, caso esqueça, no site oficial do Enem é possível resgatar esses dados.



O site http://prouniportal.mec.gov.br te da a opção de ter como prediletas, duas universidades, podendo informar o curso e o turno desejado para concorrer com outros candidatos, pessoas com deficiência, indígenas, negros ou pardos podem concorrer a bolsas de acordo com a politica de ações afirmativas, é possível alterar as informações cadastrais após a criação do mesmo.

CRONOGRAMA PROUNI 2019

Os responsáveis pelo programa alteraram a data, fiquem atentos:




Inscrições: 31 de janeiro – 3 de fevereiro, 2019
Resultado da primeira chamada: 6 de fevereiro de 2019
Comprovação de dados da primeira chamada: de 6 a 14 de fevereiro de 2019
Segunda chamada: 20 de fevereiro de 2019
Comprovação de dados da segunda chamada: de 20 a 27 de fevereiro de 2019
Lista de espera: de 7 a 8 de março de 2019
Resultado da lista de espera: 11 de março de 2019
Entrega dos documentos para matrículas: 12 e 13 de março

RESULTADOS PROUNI 2019

Conforme acima existem duas etapas de resultados, os da primeira e segunda chamada, os resultados estarão no site oficial do Prouni e nas respectivas universidades que fazem parte do programa. Lembrando que a inscrição e senha do Enem seguem sendo primordiais para essas etapas.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA LISTA DE ESPERA DO PROUNI 2019

Atente-se no cronograma citado acima, pois lá estão as datas corretas para cada etapa, seguindo as datas corretamente, é praticamente impossível perder seu cadastro ou ficar fora da lista de espera. sabendo da data do prazo, aguarda a data para confirmar no site oficial seu interesse, a lista será particular para cada curso e turno. A lista de espera funciona basicamente como uma repescagem, veja abaixo quem pode participar da lista de espera, exclusivamente para o curso correspondente à primeira opção:

– Não Pré-selecionado nas chamadas regulares
– Pré-selecionados na segunda opção de curso, reprovado por não formação de turma.




Já para a segunda opção:

– Na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso.
– Na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso.
– Pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.

Por fim, fique sempre atento para a comprovação de informações, não vai perder essa oportunidade depois de ter feito todas as outras etapas corretamente e visto que passou nesse programa que é um dos mais disputados do Brasil, estude e dedique-se que com certeza terá sucesso. Boa sorte!