PROVA ENEM 2018

Todos aqueles que já deram o primeiro passo e realizaram a Inscrição ENEM 2018, aguarda agora para o segundo grande passo, que é a realização da PROVA, parte tão importante quanto se inscrever, pois o candidato dependerá da Nota da Prova do ENEM 2018 para virar ingressante na universidade desejada. Portanto, acompanhe todas informações necessários como conteúdo, datas das provas, documentação para realização da prova e gabarito.

 

Para quem ainda não sabe o que é o ENEM, trata-se do Exame Nacional do Ensino Médio, onde através das provas e da redação o inscrito é avaliado, e assim, por meio de seu desempenho será possível conseguir a nota necessária para ingressar em um curso de Ensino Superior.

 

PROGRAMAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR COM AUXÍLIO DO ENEM




– SISU;

– PROUNI;

– FIES (O Fies é um financiamento estudantil);

– INSTITUIÇÕES PORTUGUESAS.

 

DATAS DAS PROVAS ENEM 2018

 

As Provas do ENEM 2018 acontecerão nos dias 04/11 e 11/11.

Onde terão 45 questões para cada área do conhecimento aplicada, que são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Além das questões objetivas, faz parte da avaliação a realização de uma Redação ENEM 2018, geralmente muito mais assustadora do que as provas objetivas, dado o grau de dificuldade dos temas e o rigor da banca examinadora.

 

ESPECIFICIDADE E HORÁRIOS PARA CADA DIA DE PROVA DO ENEM 2018



HORÁRIOS

Os horários de entrada para as avaliações em ambos os dias serão os mesmos, no entanto, é de extrema importância prestar atenção para os horários de termino, pois no primeiro dia, por conta da prova, a previsão para o termino será um pouco mais tarde.

 

1º DIA DE PROVA ENEM 2018 – DIA 04/11

Conteúdo: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Lembrando que a Redação ENEM 2018 se trata de um texto dissertativo-argumentativo, com temas geralmente ligado a política, ao social e/ou a cultura e, deverá ter no máximo trinta (30) linhas.

Horário: 12h – Abertura dos portões; 13h – Fechamento dos portões; 13h a 13h30 – procedimentos de segurança nas salas para liberação das provas; 13h30 – Início das provas e 19h – Termino das provas.

 

2º DIA DE PROVA  ENEM 2018 – DIA 11/11

Conteúdo: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e, matemática e suas Tecnologias.

Horário: 12h – Abertura dos portões; 13h – Fechamento dos portões; 13h a 13h30 – procedimentos de segurança nas salas para liberação das provas; 13h30 – Início das provas e 18h30 – Termino das provas.

 

DOCUMENTOS E OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A PROVA

 

Nos dias das provas é de extrema importância levar um documento de identidade original com foto. No site enem.inep.gov.br/nodia#documents é possível ter conhecimento de todos os documentos aceitos nos dias, lembrando que nenhum tipo de cópia serão aceitas, seja simples ou autenticada.

 

O QUE PRECISA PARA REALIZAR O ENEM 2018?

É obrigação de quem for fazer a Prova do ENEM 2018 levar:

– Caneta de tinta preta e em material transparente;

– Documento original de identificação com foto (que poderá ser conferido no link a cima).

É aconselhável também que, o participante leve para a prova o cartão de confirmação de inscrição e ser for de seu interesse a declaração de comparecimento impressa, para o chefe de sala assinar.




É Proibido Durante a Prova o Uso de:

– Boné;

– Óculos de sol;

– Borracha;

– Lápis;

– Livros;

– Fone de ouvido;

– Entre outras coisas que será possível verificar no link a cima.

 

GABARITO ENEM 2018

 

A publicação oficial dos gabaritos e dos cadernos de Questões acontecerá no dia 14/11, entretanto, todos sabemos que no mesmo dia da realização do Enem 2018 alguns site já postam um possível gabarito, e aqui não será diferente. Postaremos após o termino da prova um gabarito corrigido pelos melhores professores de cursinhos para vestibulares. Acompanhem.




NOTA DA REDAÇÃO

 

A REDAÇÃO ENEM 2018 é muitas vezes porta de entrada, não só para os programas públicos ligados ao ENEM, mas também, para muitas universidades particulares que utilizam da Nota da Redação ENEM 2018 para o ingresso do aluno e até mesmo para disponibilizar uma porcentagem de bolsa com base na Pontuação da Redação.

 

Por fim, em janeiro 2019, ainda sem uma data exata, sairá os resultados individuais dos participantes. Sendo assim, fiquem por dentro de toda as informações para realizar com sucesso a PROVA ENEM 2018, pois são muitos os recursos necessários para o dia. Desejamos boa sorte a todos.